quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Em boa companhia







Passei a última semana viajando, fiquei 4 dias em Madri, passei um dia em Toledo e mais 4 em Barcelona. Viajei sozinha e em cada lugar que chegava as pessoas perguntavam: viajando sozinha?
Senti-me quase uma criminosa..rs, não vê-se muitas mulheres viajando sozinhas, sempre vejo algumas japonesas, chinesas e até conheci uma vietnamita que estava sozinha, mas a maioria dos viajantes solitários são homens...
Confesso que senti o peso da solidão no início da viagem, pois começava a ver um mundo novo e incerto para mim e não tinha com quem dividir isso... acho que toda gente tem fases, e eu estava em uma que não suportava a solidão, e saibam, sempre lidei muito bem com ela, sempre fui mais forte, mais segura e sempre cresci mais quando estava sozinha, mas desta vez quase não dei conta. Por pouco não comprei uma passagem de volta pra Lisboa e perdi toda a minha viagem com passagens compradas e hostels reservados!
Mas saí dessa, como sempre saio, mesmo que na hora sempre pense que dessa vez nunca mais passa... sempre passa!
Me armei em forte e fui conhecer Madri sozinha, e gostei!!! Ninguém me dizendo o que fazer, sem horários estabelecidos, sem roteiros, sem rumo nenhum mesmo!
Fui caminhando pelas "calles" e vendo tudo, percebendo o lugar, as pessoas... e quando apetecia-me entrava num museu, ou num outor lugar interessante... comia o que queria e na hora que desse na cabeça... não senti-me obrigada a conhecer nada, se resolvesse entrava numa loja ou no cinema e pronto! Isso foi libertador... estava por minha conta, sem trabalho, sem prazos, sem cobranças.
Fui pra Toledo no meio da tarde e rodei por lá até dar a hora do último trem pra Madri, quando cheguei fui direto pra uma lan descarregar fotos. Entrei no msn e os amigos diziam: "menina, vai passear sai do computador"! e eu pensava: "não, estou por minha conta, faço o que quizer!!! quero estar aqui agora e vou ficar"! rsrsrsrs
Por isso, cheguei mais serena a Barcelona, esperando pela solidão novamente, mas lá surpresa! Conheci muita gente, estive muito tempo acompanhada e foi legal! Mas na hora que dava na telha inventava um desculpa e sumia! Ia rodar sozinha... gostei da sensação de não conhecer ninguém, de ninguém saber de mim, de estar ali sem função, sem objetivo, só fazendo o que vinha na mente no exato momento...
Mas isso não é bom pra sempre, e estou feliz de estar de volta a Lisboa, em casa, sem dividir quarto e banheiro com um monte de estranhos, alguns tão insanos quanto eu!
Bem, a minha meta ao vir pra cá fazer mestrado está se cumprindo, estou a cada dia descobrindo coisas sobre mim, sobre os outros, e estas coisas não param de vir a tona, parece que nunca vão cessar... estou crescendo, não sei quando serei mestre em algo, mas a cada dia sou mais mestre de mim...

Sem comentários: