sábado, 22 de março de 2008

Noite de Fados




Este post é pra contar da minha noite de fados. Já estou em Lisboa há mais de 5 meses e só ontem fui ver de perto o famoso fado... fui com meus amigos Bia e Tomás acompanhar os primos deste, que estão de passagem por Lisboa em turismo, mas eu estava muito mais turista do que eles...rs, eu ainda não fiz todos os passeios turísticos que a cidade e arredores proporcionam, e agora estou aos poucos vendo alguma coisa.
O fado é muito triste, melancólico e fundamenta muito da personalidade do povo português, mas também tem um senso de humor e um conformismo com o "drama" que cada música traz, de certa forma, eles riem e parecem gostar e se orgulhar de todo aquele sofrimento... há um certo charme um mistério...rs
Alguns fados achei muito bonitos, falavam de Lisboa e do Bairro Alto de uma forma bonita e com um orgulho que poucas vezes vi demonstrações por parte dos "tugas", gostei disso, me mostrou um outro lado deles que me faz abrandar quanto ao outro, sobre o qual já fiz alguns comentários...rs
Enquanto ouvia a música lembrei muito da minha avó Helena, portuguesa do norte... lembrei também das histórias que meu pai contava sobre a "terrinha" e que na maioria das vezes meus irmãos e eu não queriamos ouvir, mas que agora me tocaram no fundo, na alma, me senti descobrindo minhas raízes e quis que naquele momento meu pai estivesse ali comigo, sei que ele ia gostar muito, mais ainda porque iria perceber em mim uma afinidade e uma afeição que nunca demonstrei com minhas origens lusitanas...ai... enfim, a noite de fados foi inspiradora e justificou minha veia dramática e meu gosto pela arte de reclamar da vida...hahaha

2 comentários:

Ana Beatriz Moreira disse...

Criatura! Você esqueceu de mencionar um acontecimento da nossa noite de fados! Acho que ao invés de contar o ocorrido vou dar uma dica para aqueles que querem assistir o fado de perto: Não assitam TÃO de perto assim...ou então levem uma capa de chuva! hauhauuahauhauhauhauhauahuau
Adorei o post e quero fotos pra colocar no meu blog tb! hehehe
Beijinhos

Unknown disse...

To adorando o seu blog, xereto nele todo dia!!!!!
Bjus e tudo de bom!!!!!